A Associação Brasileira de Filosofia da Religião foi fundada em 2010 por pesquisadores e estudantes de pós-graduação com o objetivo de incentivar o estudo dessa área da Filosofia no Brasil.
Sua fundação foi resultado de um esforço de unificação das iniciativas de estudo em filosofia da religião no Brasil, antes dispersas em trabalhos isolados. A proposta era integrar essas pesquisas, de modo a desenvolver ainda mais a área em nosso país.

Esse esforço começou antes mesmo da fundação, com três congressos de filosofia da religião tendo sido realizados em 2005 (Universidade de Brasília), 2007 (PUC Minas) e 2009 (UnB).

A partir de 2011, os congressos de filosofia da religião passaram a se chamar Congressos da Associação Brasileira de Filosofia da Religião, sendo realizados a cada dois anos em uma perspectiva sempre pluralista e integradora.

Em 2014 foi criada a Revista Brasileira de Filosofia da Religião, um instrumento fundamental para os propósitos da ABFR. A Revista pretende ser uma referência para o estudo da área no Brasil e, com o passar do tempo, contribuir com o debate internacional sobre o assunto.

Em 2015, tivemos outro marco importante na história da ABFR: foram aprovados dois projetos pela Fundação John Templeton, dos Estados Unidos, iniciando uma parceria muito importante para a filosofia da religião no Brasil. Um dos projetos financiou a realização de dois congressos da ABFR: o de 2015, com o tema “Espiritualidade Hoje” e o de 2017, sobre “Religião e Inteligência”. O outro, visou apoiar o fortalecimento da abordagem analítica em filosofia da religião, ainda minoritária no Brasil.

Desde então, os congressos da ABFR passaram a ser temáticos, tendo o de 2019 se voltado para a questão da “Religião na Esfera Pública”, realizado na Universidade Federal de Ouro Preto.

Ainda em 2019, a ABFR lançou um programa de bolsas de pesquisa voltado para a internacionalização da produção intelectual na área no Brasil. É mais um projeto em parceria com a Fundação John Templeton, que permitiu a concessão de auxílios a onze projetos de professores e estudantes de pós-graduação brasileiros sobre o tema da existência de Deus e compreensões alternativas da divindade. A internacionalização foi sempre uma marca de nossos congressos e o intenso contato com outros centros de pesquisa fora do Brasil é algo que vimos cultivando desde o início.

Em 2021, o congresso será na Universidade Estadual do Vale do Acaraú, em Sobral-CE, e o tema será “Religião no Século XXI”.