18 out

This post is also available in: enEnglish (Inglês)

 

Edital de Bolsas de Pesquisa

Projeto “Apoio à Pesquisa Construtiva no Brasil sobre a Existência de Deus”

I.Objetivos

Art. 1º. A Associação Brasileira de Filosofia da Religião – ABFR abre inscrições para processo de seleção de bolsas de pesquisa em filosofia da religião destinado a pesquisadores doutores, pós-graduandos e grupos de pesquisa ligados a instituições de ensino superior no Brasil sobre o tema da existência e natureza de Deus, conforme definido nos critérios de avaliação abaixo.

§1º. O montante disponível para a concessão de bolsas é equivalente em reais a US$168.000 (cento e sessenta e oito mil dólares americanos) que foram doados à ABFR pela John Templeton Foundation, juntamente com outros valores destinados a cobrir outras despesas deste projeto.

§2º. Cabe à Diretoria da ABFR apenas a execução do projeto, sendo seu coordenador o Prof. Dr. Agnaldo Cuoco Portugal (Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade de Brasília).

§3º A avaliação das propostas caberá a comissão formada exclusivamente por membros que atuam profissionalmente fora do Brasil.

Art. 2º. O objetivo do projeto é internacionalizar a produção intelectual brasileira em filosofia da religião, de modo que mais pesquisadores do Brasil possam protagonizar no debate contemporâneo na área.

Art. 3º. Para atender ao objetivo acima, as propostas de pesquisa selecionadas devem tratar do tema da natureza e existência de Deus de uma forma “construtiva”, ou seja, criativa e propositiva, em resposta a uma grande questão filosófica relativa ao assunto.

Parágrafo único. Não serão aceitas propostas que se limitem a descrever, comentar ou comparar as ideias de um ou mais autores ou escola de pensamento.

Art. 4º. Cada proposta selecionada deve resultar em pelo menos dois artigos aptos a serem submetidos para publicação em periódicos internacionais de filosofia da religião ou área afim.

II. Critérios de Avaliação

Art. 5º. Modelos de grandes questões compreendidas pelo tema da natureza e existência de Deus nos termos deste edital são:

I – argumentos a favor ou contra o teísmo;

II – questões relativas ao conceito de Deus no teísmo;

III – conceitos de Deus ou da divindade alternativos ao monoteísmo (suas vantagens e desvantagens conceituais relativas) como panteísmo, politeísmo, panenteísmo, teologia processual e outros;

IV – contribuições que o debate científico pode dar para o conceito e existência de Deus.

Parágrafo único. Outras abordagens podem ser consideradas, cabendo ao proponente justificar que elas são relevantes para o tema geral deste edital e de que modo.

III. Requisitos para Participação

Art. 6º. Podem se candidatar às bolsas pesquisadores doutores ou pós-graduandos individualmente ou grupos de pesquisa como equipes (que podem conter graduandos).

§1º. No caso de propostas de grupos de pesquisa, estas devem ser encaminhadas por um pesquisador com título de doutor, que será o coordenador e proponente responsável.

§2º. Cada pesquisador ou pós-graduando só poderá apresentar uma proposta individual, mas poderá concomitantemente participar de uma única proposta de pesquisa coletiva.

Art. 7º. Proponentes individuais e coordenadores de grupos de pesquisa devem ter ou vínculo empregatício ou estar matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino superior no Brasil.

Art. 8º. As propostas de pesquisa devem ser encaminhadas exclusivamente por meio eletrônico até 20 de dezembro de 2019 e devem conter os seguintes documentos em formato pdf:

I – curriculum vitae atualizado do proponente individual ou do coordenador de equipe de pesquisa;

II – comprovação de vínculo empregatício em instituição de ensino superior brasileira ou de matrícula em mestrado ou doutorado no Brasil do proponente;

III – comprovação de título de doutorado do proponente, no caso de propostas de grupos de pesquisa;

IV – orçamento especificando o valor total da bolsa – no valor máximo de R$80.000,00 (oitenta mil reais) – e os itens que ela vai financiar;

V – proposta de pesquisa de até 1.000 palavras escrita preferencialmente em inglês (serão aceitas também até vinte propostas em português que serão encaminhadas para tradução a ser paga pela ABFR), que inclua obrigatoriamente:

a) a questão propriamente dita que a proposta está interessada em investigar,

b) o modo pelo qual a questão será abordada, indicando possíveis hipóteses a serem defendidas ou teses a serem criticadas,

c) atividades que serão desenvolvidas pelo proponente ou grupo de pesquisa.

§1º. Atividades desenvolvidas conforme indicado na alínea c do inciso V podem ser concessão bolsas individuais de pesquisa para o proponente ou membros do grupo (de pós-doutorado, doutorado, mestrado ou iniciação científica, por exemplo – os valores devem ser especificados na proposta e não precisam ser iguais aos praticados pelas agências de fomento brasileiras), aquisição de passagens aéreas e custeio de diárias para viagens de interlocução com pesquisador estrangeiro ou brasileiro, aquisição de livros ou periódicos, entre outras que sejam necessárias para a consecução da proposta.

§2º. As vinte primeiras propostas apresentadas em português serão traduzidas para o inglês, com despesas pagas pela ABFR, antes de serem encaminhadas para a comissão avaliadora.

Art. 9º. As propostas devem ser encaminhadas para o e-mail <bapr.abfr@gmail.com> e devem ter como assunto “[Nome do candidato ou grupo de pesquisa] Projeto de bolsas ABFR”.

Art. 10. O resultado da seleção será encaminhado para cada proponente até 7 de fevereiro de 2020 em princípio, cabendo alteração da data caso a Comissão Avaliadora não tenha concluído seu trabalho a tempo.

IV. Disposições Finais

Art. 11. Os proponentes de propostas selecionadas deverão participar de um seminário a ser realizado em novembro de 2020 em Brasília-DF, no qual apresentarão os resultados preliminares da pesquisa para os outros participantes e dois dos membros da comissão avaliadora, como parte do processo de aperfeiçoamento de seus trabalhos.

Art.12. Os proponentes de propostas selecionadas se comprometem a enviar ao menos dois artigos (preferencialmente em inglês) resultantes da pesquisa para o coordenador do projeto até 26 de fevereiro de 2021, juntamente com um relatório das atividades desenvolvidas.

Art. 13. Dez dos melhores artigos resultantes das propostas segundo a Comissão Avaliadora serão encaminhados para revisão da escrita em inglês, com despesas pagas pela ABFR.

Art. 14. A cada proponente de proposta selecionada serão enviados dois livros a sua escolha de uma lista que consta no projeto original em inglês publicado no site da ABFR (www.abfr.org).

Art. 15. O coordenador do projeto e seus parentes não podem participar como proponentes no projeto.

Art. 16. Questões sobre o projeto podem ser dirigidas ao coordenador pelo e-mail de envio das propostas <bapr.abfr@gmail.com> ou por <agnaldocp@unb.br>.

Art. 17. Os casos omissos neste edital serão resolvidos pela Comissão Avaliadora e sua decisão é irrecorrível.

Brasília, 18 de outubro de 2019.

 

Agnaldo Cuoco Portugal

Coordenador do Projeto “Apoio à Pesquisa Construtiva no Brasil sobre a Existência de Deus”

PPG-FIL/UnB