Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Brasileira de Filosofia da Religião?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Natureza da Revista

Após 2 anos como periódico eletrônico anual (2014 e 2015), a Revista Brasileira de Filosofia da Religião passa a ser editada  semestralmente a partir de 2016. Publicada pela Associação Brasileira de Filosofia da Religião – ABFR, a Revista Brasileira de Filosofia da Religião tem como objetivo a divulgação de textos de filosofia – elaborados de forma sistemática ou com base na história do pensamento – sobre o problema religioso ou a questão de Deus. A revista se caracteriza pela abordagem pluralista em termos de métodos de reflexão (fenomenológico, analítico, histórico, hermenêutico, etc.), fomentando o diálogo frutífero entre as diferentes perspectivas filosóficas sobre a religião.

 

A RBFR é uma publicação científica exclusivamente eletrônica com acesso gratuito, vinculada à Associação Brasileira de Filosofia da Religião, e tem sua sede no Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília, Campus Darcy Ribeiro, ICC Norte, subsolo, módulo 24, Asa Norte, Brasília-DF, CEP 70910-900.

O título abreviado da revista é RBFR e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.

Apresentação dos originais

A Revista aceita para publicação trabalhos originais de autores brasileiros e estrangeiros, mestres, doutorandos e doutores, na área de Filosofia da Religião e áreas afins, que serão destinados às seções: Dossiê Temático, Artigos e Resenhas. Traduções serão eventualmente solicitadas ou aceitas pela Comissão Editorial.

A Comissão Editorial, em conjunto com os editores e o Conselho Editorial, define em cada número da revista um tema que será abordado no Dossiê, com prazo de submissão determinado, com o objetivo de estimular o debate.

Textos para as seções Artigos, Resenhas e Traduções podem ser enviados em qualquer época do ano e, se aprovados, serão publicados nos próximos números da revista.

Excepcionalmente poderão ser publicados artigos e outros textos de autores brasileiros ou estrangeiros editados anteriormente em livros e periódicos que tenham circulação restrita no Brasil, desde que autorizados.

Também em caráter excepcional, podem ser convidados a contribuir para um dado número autores que tenham notório reconhecimento entre seus pares quanto ao domínio do tema. Esses textos devem, contudo, estar de acordo com as normas da revista.

A Revista Brasileira de Filosofia somente recebe e tramita um trabalho original por vez  para cada autor ou co-autor, não sendo computadas neste limite resenhas e traduções. Entretanto, a ordem de publicação bem como a atribuição do número em que serão publicadas ficará a cargo dos Editores.   

Orientações gerais para submissão

Os textos para publicação devem ser submetidos na página eletrônica da revista. (http://abfr.org/revista/index.php/rbfr/index) seguindo-se os passos de submissão. 

De qualquer modo, uma cópia do arquivo (Word) deve ser encaminhada para o e-mail da revista (revista.abfr@gmail.com), bem como o arquivo de identificação e a foto.

Em caso de alguma dificuldade, o autor pode enviar o trabalho apenas por e-mail.

Os originais devem ser digitados em Word for Windows, tamanho A4 , orientação “retrato”, em fonte Times New Roman corpo 12 (rodapé corpo 10), com entrelinhamento 1,5 (citação com recuo corpo 11, entrelinhamento simples) com as seguintes margens: superior e inferior de 2,5 cm e direita e esquerda de 3,0 cm. Tabelas, gráficos e desenhos devem ser numerados com algarismos arábicos. Na editoração os textos terão diagramação no padrão gráfico da revista.

Os textos enviados devem vir sem nenhuma marca e/ou comentários de revisão.

IMPORTANTE: É obrigatória a supressão de qualquer identificação ou de qualquer forma de auto-remissão no arquivo que contém o trabalho a ser avaliado. Assim, deverão ser removidas quaisquer identificações do autor no corpo do texto, em notas de rodapé, e nas propriedades do arquivo.

Em arquivo separado, tanto no processo de submissão online (como documento suplementar passo 4) quanto por email, o autor incluirá seu nome e um breve currículo contendo a maior titulação acadêmica, formação acadêmica, atividade profissional, principais publicações, endereço completo para contato, telefone e endereço eletrônico, e deverá enviar também uma foto sua.

 

  

Artigos

O artigo deve conter: título na língua de origem e em inglês. Solicita-se que os títulos dos artigos não sejam longos, com vírgulas e pontuações, podendo haver um subtítulo, caso o autor julgue necessário

Os artigos devem ter aproximadamente entre 10 e 25 laudas (ou entre 40.000 e 60.000 caracteres com espaços). Serão aceitos artigos em português, espanhol, inglês, francês e italiano. Os textos em português deverão respeitar o Novo Acordo Ortográfico.

Juntamente com o artigo devem ser enviados um resumo em português e um resumo em inglês (abstract) de no mínimo 800 e no máximo 1000 caracteres com espaço cada um, seguidos de no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave, formadas por expressão de no máximo três termos, tanto na língua de origem quanto em inglês. Para artigos em línguas estrangeiras, será elaborado um resumo em português pelos editores e submetido ao autor, caso a língua original do autor não seja o português.

Além da Introdução e das Considerações finais, o artigo deve conter alguma subdivisão, que pode ser numerada ou não. No caso de ser numerada, a numeração deve ser seqüencial b (1, 1.1, 1.2, 2, 2.1, 2.2. ...). Não se deve  numerar a introdução, a conclusão e as referências.

Os autores deverão apresentar seus textos após revisão ortográfica e gramatical.

O autor deve declarar que a colaboração é original e não está sendo submetida simultaneamente a outros periódicos para publicação, explicitando que os direitos autorais sobre ela não foram anteriormente cedidos a outra pessoa, física ou jurídica.

As ilustrações (fotos, tabelas e gráficos), devem ser de boa qualidade, acompanhadas das respectivas legendas.

As citações devem seguir as normalizações atualizadas da ABNT, em específico a NBR-10520. Para as menções a autores, no correr do texto, recomenda-se o sistema de chamadas autor (data) ou (AUTOR, data).

O autor será comunicado do recebimento de sua colaboração no prazo de até dez dias.

Resenhas

A Resenha deve resumir, analisar, comparar e opinar sobre a obra em questão, ou seja, fazer uma revisão informada da obra em questão. Dar-se-á prioridade a resenhas de  obras cuja data de publicação não tenham mais de 24 meses. Resenhas de obras com mais de 24 meses podem ser aceitas, desde que estas obras sejam pouco conhecidas ou não traduzidas e tenham valor inestimável para o campo da Filosofia da Religião.

Recomenda-se que a resenha não exceda cinco páginas (até 10.000 caracteres com espaço), digitadas em Word for Windows, formato de papel A4, com caracteres Times New Roman, corpo 12, entrelinhamento 1,5, alinhamento justificado e obedecendo as medidas: superior e esquerda 3cm, direita e inferior 2,5 cm.

Na primeira página da Resenha colocar o título da obra, nome do(s) autor(es) e dados editoriais da obra comentada (local, editora, ano de publicação, total de páginas e ISBN). No final da resenha colocar : nome completo do(s) autor(es) da resenha, acompanhado de titulação maior,  instituição(ções) de vinculação, endereço, e-mail, telefone.

As resenhas serão avaliadas por membro da Comissão Editorial e/ou pelo Editor Responsável e não serão necessariamente submetidas ao sistema de pareceres. 

Traduções

As traduções deverão sempre vir acompanhadas de uma autorização para sua eventual publicação na revista, datada e assinada pelo(s) responsável (eis) pelos direitos autorais do texto traduzido, e obedecer às especificações acima indicadas para formatação do texto.

Padrão de formatação

Citação

Autor seguido de data entre parênteses deve ser usado para citações internas ao texto, segundo o sistema de chamadas Autor (data) ou (AUTOR, data). Exemplo: De acordo com Peter Berger (1973, p. 25), ou “....” (BERGER, 1973, p. 25).

Citações curtas podem aparecer apenas entre aspas duplas.

Citação literal com mais de três linhas deve ser destacada do texto, recuo 1,0 cm, fonte Times New Roman 11, terminando na margem direita do texto.

Para citações de obras clássicas, os autores podem usar uma abreviatura em vez da data. A abreviatura utilizada deve ser mencionada na seção de referências.

Nas citações de notas de rodapé, a data deve constar da publicação original, e não da reedição, ainda que as referências de páginas sejam da reimpressão.

Aspas

Aspas duplas devem ser usadas apenas para citar, sugerir usos especiais (ironia, etc) ou para títulos de Artigos no interior do texto.

Aspas individuais devem ser usadas para referir uma palavra ou símbolo.

Itálico

Palavras estrangeiras devem estar em itálico.

Notas de rodapé

Para inserir notas, utilize notas de rodapé (numeradas com algarismos arábicos), mas não notas finais. Citações dentro de notas de rodapé seguem as convenções acima.

Nesse sistema não se usa cf., id., ibid., op. cit., loc. cit. e outras expressões latinas, com exceção de apud.

Referências

As referências devem conter de preferência os autores e textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT. Matérias que não contenham as referências não serão consideradas para exame.

Os autores são responsáveis pela exatidão das referências bibliográficas e pelas ideias expressas em seus textos.

Livros

BERGER, Peter L. Um rumor dos anjos. Tradução de Waldemar Boff. Petrópolis: Vozes, 1973.

Capítulos de livros:

MUCHAIL, Salma Tannus. A leitura dos fisósofos. In: PORTOCARRERO, Vera; CASTELO BRANCO, Guilherme Orgs.). Retratos de Foucault. Rio de Janeiro: Nau, 2000.

Dissertações e teses

CORRÊA, G.G. As reformas educacionais brasileiras: programa de ensino em Ciências e seriação escolar. 1997. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Humanas e Artes, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1997.

Artigos em periódicos:

AZEREDO, Vânia Dutra de. Nietzsche e os gregos. Hypnos, São Paulo, número 21, 2º semestre 2008, p. 178-187.

Documentos eletrônicos: 

BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Sociedade da informação no Brasil. Brasília: MCT, 2000. Disponível em: <http://www.socinfo.org.br/livro_verde/ download.htm>. Acesso em: 02 jan. 2005.

Processo de avaliação pelos pares

O processo de avaliação considera os seguintes aspectos:

  • Relevância e contribuição do tema
  • Originalidade
  • Articulação e unidade da estrutura e das partes do texto
  • Desenvolvimento, argumentação, coerência, consistências e fundamentação
  • Redação, qualidade da linguagem e atendimento de suas regras
  • Objetividade, precisão e atualização das ideias e conceitos
  • Adequação da metodologia utilizada
  • Pertinências das citações e fontes utilizadas
  • Atendimento da normalização da ABNT  

Com circulação nacional e internacional, a RBFR adota o processo de revisão entre os membros do Conselho Científico ou pareceristas ad hoc designados pelos Editores em sistema duplo de revisão anônima (double blind peer review). Ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto dos autores permanecerão em sigilo.

O original é analisado, preliminarmente, por um membro da Comissão Editorial e/ou pelo Editor Responsável de acordo com os seguintes critérios: (a) conteúdo, no que se refere à linha temática da revista; (b) originalidade, relevância do tema e qualidade da metodologia científica utilizada; (c) adequação às normas editoriais adotadas pelo periódico.

Após a etapa preliminar de análise, o artigo pode ser: (a) devolvido ao autor, solicitando atendimento a exigências formais; (b) recusado; (c) encaminhado para avaliação, caso atenda os critérios supracitados.

Os artigos serão encaminhados à avaliação de membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc por eles indicados, com reconhecida competência na área de conhecimento.

A revista conta com um grupo de especialistas de notório saber na área de Filosofia da Religião e áreas afins. Os originais serão submetidos à aprovação de avaliadores que sejam mestres, doutorandos ou doutores reconhecidos nos temas tratados.

Os textos avaliados que tiverem indicação de correções obrigatórias, apontadas em parecer e/ou comentários, deverão ser revistos pelos autores e devolvidos para nova avaliação em um prazo de 10 dias úteis.

Os textos que obtiverem dois pareceres favoráveis estarão aprovados e aqueles que receberem dois pareceres contrários estarão definitivamente recusados. No caso de um texto obter um parecer favorável e outro contrário, será solicitado um terceiro parecer para desempate.

No caso de um artigo receber apenas um parecer, um membro da Comissão Editorial ou o Editor Responsável decidirá se esse parecer é suficiente para se tomar uma decisão sobre a sua publicação ou se é necessário encomendar novamente outro parecer.

A decisão da Comissão Editorial  e do Editor Responsável quanto à publicação ou não do artigo será comunicada por meio eletrônico aos autores, juntamente com os pareceres. O autor que tiver seu trabalho aceito deve apresentar autorização expressa de publicação.

O prazo para resposta definitiva ao autor do trabalho submetido à avaliação é de até 90 dias, contados a partir da data do recebimento.  Os autores receberão a decisão de publicação ou não de seus textos e, se for o caso, a data provável de publicação.

Preparação, edição e editoração dos textos

As matérias aprovadas devem ser encaminhadas ao Editor Responsável, juntamente com os pareceres, para que este faça a edição dos textos segundo as normas e padrões da revista e estabeleça o cronograma da sua tramitação junto à diagramação e à editoração eletrônica.  

As matérias aprovadas com restrições serão encaminhadas pelo Editor Responsável novamente aos autores para reformulação. O encaminhamento da versão modificada deverá ser feito no prazo máximo de 15 dias após o recebimento da notificação. O autor deverá incluir uma carta esclarecendo as modificações feitas e justificando aquelas que não julgar pertinentes.

Pede-se que as alterações estejam em vermelho e não se utilize a ferramenta “Comentários” do Word. Caso as modificações  não atendam às solicitações feitas pelos pareceristas, a Comissão Editorial  reserva-se  o direito de recusá-las.

Os textos recusados poderão ser reapresentados após uma reformulação substancial, conforme indicações dos pareceristas. Nesse caso poderão ser novamente encaminhados aos mesmos pareceristas que os avaliaram anteriormente para possível publicação.

A revista tem como procedimento padrão fazer uma rigorosa edição e preparação de texto dos trabalhos já aceitos, reservando-se o direito de entrar novamente em contato com os autores para resolver dúvidas e apresentar sugestões, visando maior clareza e coerência na exposição das idéias, sempre que julgar necessário.  Modificações de estrutura ou conteúdo só serão incorporadas mediante concordância dos autores.

Se o texto for aceito para publicação, a revista permite-se introduzir também ajustes de formatação e pequenas modificações para viabilizar o processo de publicação.

O artigo já formatado, diagramado e pronto para publicação poderá ser novamente enviado pelo Editor Responsável ao autor para que cheque e autorize a publicação tal como está apresentado. Esta será a última vez que o autor poderá fazer uma revisão no seu artigo.

Todo material destinado à publicação, encaminhado e já aprovado pela revista, não mais poderá ser retirado pelo autor sem a prévia autorização da Comissão Editorial.

Declaração de Direito Autoral

Os autores mantêm os direitos autorais sobre seus textos e concedem à revista o direito de publicação inédita, podendo dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Revista Brasileira de Filosofia da Religião, volume, número, páginas).

Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revsita (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre do site da Revista.

 

Contato Revista Brasileira de Filosofia da Religião

Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo

Editora Responsável

Telefone: (19) 3294-1149
E-mail: revista.abfr@gmail.com

 

Contato Associação Brasileira de Filosofia da Religião

Presidente: Maria Cristina Mariante Guarnieri

Secretario: Agnaldo Cuoco Portugal

Tesoureira: Lilian Wurzba Yoshimoto

Email: revista.abfr@gmail.com

Endereço para correspondência

Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília

Campus Darcy Ribeiro, ICC Norte, subsolo, módulo 24,

Asa Norte, Brasília-DF, CEP 70910-900

 

  

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.